Uma iniciativa do governo
federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de
crianças, adolescentes e jovens.
É uma das ações do Plano de
Desenvolvimento da Educação (PDE) e atua atua com três focos:
Ø
Ampliar o tempo de permanência dos
estudantes
na escola,
na escola,
Ø
Aumentar o espaço utilizado para a
educação - com a utilização de ambientes da comunidade e do bairro
Ø
Trazer mais atores sociais para
dentro dos colégios.
As atividades têm como foco a
melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar e serão
realizadas no contra turno.
A perspectiva é que as atividades
extraclasse reduzam a evasão, reprovação e distorções de idade-série.
Ø
Vem
como importante ferramenta social de prevenção e combate ao trabalho infantil,
a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças, adolescentes
e jovens tão presentes em nossa comunidade.
AS
ATIVIDADES DO PROGRAMA FORAM DIVIDIDAS EM
10 MACROCAMPOS:
Acompanhamento
Pedagógico:
Por meio de monitorias faz o acompanhamento do conteúdo escolar com os alunos
no período integral.
Meio Ambiente: Estimula boas práticas relacionadas ao meio ambiente, como a criação de hortas escolares/comunitárias ou comissões de qualidade de vida e Meio Ambiente
Esporte e Lazer: Oferece aos alunos acompanhamento e espaço para a prática de esportes e atividades recreativas como futebol, vôlei, basquete, xadrez, judô, natação, balé, etc.
Direitos Humanos em Educação: Por meio de oficinas, grupos de discussão e teatros. Promove o debate e a reflexão em torno de práticas relacionadas aos direitos humanos.
Cultura
e Artes: Desenvolve
atividades de dança, teatro, leitura, desenho e música de maneiras diversas, como
fanfarras, grupos de desenho e pintura, aulas de percussão, capoeira, etc.
Inclusão Digital: Procura trazer softwares educacionais e tecnologias da informação para o dia a dia dos alunos.
Prevenção e Promoção da Saúde: São transmitidas aos alunos práticas de prevenção de doenças e de uso de drogas, assim como noções de higiene.
Educomunicação: Promove a prática de atividades de produção de comunicação como o jornal escolar, rádio escolar, histórias em quadrinhos e outras mídias alternativas.
Educação Científica: Equipa as escolas com laboratórios científicos para desenvolver projetos dessa natureza.
Educação Econômica e Cidadania (somente para as séries finais do ensino fundamental e médio): Ensino de Educação Econômica e Empreendedorismo e de Controle Social e Cidadania.
Na escola, entre várias
atividades dos macrocampos, foram escolhidos:
§
Letramento
§
Educação e lazer (futsal e recreação)
§
Jornal
escolar
§
Rádio
escolar
§
Fanfarra
Todo o processo de escolha
dos monitores e o
planejamento, foram coordenados pelo grupo
gestor da escola e pela professora coordenadora Eliane Carvalho.
planejamento, foram coordenados pelo grupo
gestor da escola e pela professora coordenadora Eliane Carvalho.
Para o desenvolvimento de
cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de
monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas
beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio
escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais
que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.
Quais
crianças, adolescentes e jovens são atendidos pelo Programa Mais Educação?
¡ Considera-se o objetivo de
diminuir as desigualdades educacionais
¡ Por meio da jornada escolar.
Recomenda-se adotar como critérios para definição do público, os seguintes
indicadores:
¡ Estudantes que estão em
situação de risco, vulnerabilidade
social e sem assistência;
¡ Estudantes que congregam seus
colegas – incentivadores e líderes positivos (âncoras);
¡ Estudantes em defasagem
série/idade;
¡ Estudantes das séries finais
da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão
na transição para a 2ª fase;
¡ Estudantes das séries finais
da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice
de abandono;
¡ Estudantes de séries onde são
detectados índices de evasão e/ou repetência.
¡ Estudantes destaques( bom
comportamento, boas notas e assíduo)
Quem
serão os professores do Programa Mais Educação?
¡ Aquele que busca o consenso e
acredita no trabalho coletivo?
¡ Aquele que é sensível e
aberto para as múltiplas linguagens
e
os saberes comunitários?
¡ Que apóia novas idéias,
transforma dificuldade em oportunidade
¡ Se dedica a cumprir o que foi
proposto coletivamente?
¡ Aquele que sabe escutar as
crianças, adolescentes e
¡ jovens?
¡ Aquele que se emociona e
compartilha as histórias e problemas das famílias e da comunidade?
“Se
pensarmos que a criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático,
e que a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino, nada
poderemos enxergar.
Mas
se pensarmos que as crianças são seres que ignoram que devem pedir permissão
para começar a aprender, talvez comecemos a aceitar que podem saber, embora não
tenha sido dada a elas a autorização institucional para tanto.”
Emilia Ferreiro
Emilia Ferreiro
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