MAIS EDUCAÇÃO


O “MAIS EDUCAÇÃO” é:


Uma iniciativa do governo federal que tem como prioridade contribuir para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens.

É uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e atua atua com três focos:

Ø  Ampliar o tempo de permanência dos estudantes
na escola,
Ø  Aumentar o espaço utilizado para a educação - com a utilização de ambientes da comunidade e do bairro
Ø  Trazer mais atores sociais para dentro dos colégios.

As atividades têm como foco a melhoria do rendimento do aluno e do aproveitamento do tempo escolar e serão realizadas no contra turno.

A perspectiva é que as atividades extraclasse reduzam a evasão, reprovação e distorções de idade-série.

Ø  Vem como importante ferramenta social de prevenção e combate ao trabalho infantil, a exploração sexual e outras formas de violência contra crianças, adolescentes e jovens tão presentes em nossa comunidade.

AS ATIVIDADES DO PROGRAMA FORAM DIVIDIDAS EM
10 MACROCAMPOS:

Acompanhamento Pedagógico: Por meio de monitorias faz o acompanhamento do conteúdo escolar com os alunos no período integral.

Meio Ambiente: Estimula boas práticas relacionadas ao meio ambiente, como a criação de hortas escolares/comunitárias ou comissões de qualidade de vida e Meio Ambiente
Esporte e Lazer: Oferece aos alunos acompanhamento e espaço para a prática de esportes e atividades recreativas como futebol, vôlei, basquete, xadrez, judô, natação, balé, etc.

Direitos Humanos em Educação: Por meio de oficinas, grupos de discussão e teatros. Promove o debate e a reflexão em torno de práticas relacionadas aos direitos humanos.

Cultura e Artes: Desenvolve atividades de dança, teatro, leitura, desenho e música de maneiras diversas, como fanfarras, grupos de desenho e pintura, aulas de percussão, capoeira, etc.

Inclusão Digital: Procura trazer softwares educacionais e tecnologias da informação para o dia a dia dos alunos.

Prevenção e Promoção da Saúde: São transmitidas aos alunos práticas de prevenção de doenças e de uso de drogas, assim como noções de higiene.

Educomunicação: Promove a prática de atividades de produção de comunicação como o jornal escolar, rádio escolar, histórias em quadrinhos e outras mídias alternativas.

Educação Científica: Equipa as escolas com laboratórios científicos para desenvolver projetos dessa natureza.

Educação Econômica e Cidadania (somente para as séries finais do ensino fundamental e médio): Ensino de Educação Econômica e Empreendedorismo e de Controle Social e Cidadania.




Na escola, entre várias atividades dos macrocampos, foram escolhidos:
§   Letramento
§   Educação e lazer (futsal e recreação)
§  Jornal escolar
§  Rádio escolar
§  Fanfarra
Todo o processo de escolha dos monitores e o
planejamento, foram coordenados pelo grupo
gestor da escola e pela professora coordenadora Eliane Carvalho.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.



Quais crianças, adolescentes e jovens são atendidos pelo Programa Mais Educação?

¡  Considera-se o objetivo de diminuir as desigualdades educacionais
¡  Por meio da jornada escolar. Recomenda-se adotar como critérios para definição do público, os seguintes indicadores:

¡  Estudantes que estão em situação de risco, vulnerabilidade
social e sem assistência;

¡  Estudantes que congregam seus colegas – incentivadores e líderes positivos (âncoras);

¡  Estudantes em defasagem série/idade;
¡  Estudantes das séries finais da 1ª fase do ensino fundamental (4º / 5º anos), nas quais há uma maior evasão na transição para a 2ª fase;

¡  Estudantes das séries finais da 2ª fase do ensino fundamental (8º e/ou 9º anos), nas quais há um alto índice de abandono;

¡  Estudantes de séries onde são detectados índices de evasão e/ou repetência.

¡  Estudantes destaques( bom comportamento, boas notas e assíduo)

Quem serão os professores do Programa Mais Educação?

¡  Aquele que busca o consenso e acredita no trabalho coletivo?
¡  Aquele que é sensível e aberto para as múltiplas linguagens
e os saberes comunitários?
¡  Que apóia novas idéias, transforma dificuldade em oportunidade
¡  Se dedica a cumprir o que foi proposto coletivamente?
¡  Aquele que sabe escutar as crianças, adolescentes e
¡  jovens?
¡  Aquele que se emociona e compartilha as histórias e problemas das famílias e da comunidade?
¡  Um professor que  respeite , que imponha limites e trabalhe com AMOR.








“Se pensarmos que a criança aprende só quando é submetida a um ensino sistemático, e que a sua ignorância está garantida até que receba tal tipo de ensino, nada poderemos enxergar.
         Mas se pensarmos que as crianças são seres que ignoram que devem pedir permissão para começar a aprender, talvez comecemos a aceitar que podem saber, embora não tenha sido dada a elas a autorização institucional para tanto.”


                         Emilia Ferreiro
  

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